Um alerta pessoal: Não se automediquem!

Um alerta pessoal: Não se automediquem!

08/11/2022 às 11:23:02

Ototoxicidade (ototoxicose) é a perda da função auditiva e/ou vestibular decorrente de lesões da orelha interna, originada por substâncias químicas (medicamentos ou outros produtos industrializados).

  Os medicamentos ototóxicos contêm substâncias consideradas tóxicas, as quais normalmente afetam a orelha interna, podendo atingir também outras regiões do corpo. No entanto, as áreas que costumam ser mais afetadas são o vestíbulo, as células ciliadas da cóclea e a estria vascular.

 Eles são capazes de causar lesões nas estruturas da orelha interna, impactando negativamente suas funções auditivas e do equilíbrio.

-Dentre eles estão os remédios antibióticos, medicamentos para o tratamento de câncer, hipertensão arterial, doenças neurológicas e mesmo alguns considerados mais inofensivos, como o AAS (Aspirina), podem causar zumbido e perda auditiva.

 Alguns deles podem causar perda auditiva temporária, então com a interrupção do medicamento, a audição tende a retornar. Porém, outros medicamentos podem causar danos permanentes no ouvido interno resultando em perda auditiva permanente.

  Por isso, um alerta pessoal: Não se automediquem!

 Além disso, se você está começando a utilizar medicamentos ototóxicos, é recomendado realizar um acompanhamento com um Otorrinolaringologista antes e durante o tratamento. Será importante, inclusive, sinalizar quanto tempo você tem usado o medicamento e qual a dosagem ingerida.

Você já sabia sobre esta informação? Quais são as suas dúvidas? Me diz nos comentários.

Conte conosco para avaliação de quaisquer suspeitas de otoxicidade na sua saúde auditiva.

 

 

Responsável técnico Otorrino Iguatemi:
Dr. Anderson Castelo Branco
CREMEB 15329
RQE 7246 | RQE 6927 | RQE 11510

 

Av. Tancredo Neves, 620, Caminho das Árvores
(71) 3015-0100
Salvador - Bahia