Já tinha ouvido falar desta condição?

Já tinha ouvido falar desta condição?

24/08/2022 às 20:17:10

Todo mundo já lidou com o nariz escorrendo em algum momento, não é mesmo?

  Logo, relacionamos este sintoma como a presença de um resfriado ou crise de alergia, como a rinite alérgica. Nestes casos, este sintoma costuma durar um curto período de tempo ou respondem ao tratamento medicamentoso.

 Mas, quando o nariz permanece escorrendo por um longo período de tempo e não corresponde a nenhum medicamento, é necessário investigação.

- Esta situação pode corresponder à uma condição rara, chamada rinorréia do líquido cefalorraquidiano (LCR), causada por um vazamento de fluido cerebral para fora do nariz. Pacientes com esta condição podem se queixar de um corrimento nasal que piora com uma mudança de posição (como levantar-se) ou com manobra de Valsalva (esforço ou elevação de objetos pesados).

- A rinorréia do líquido cefalorraquidiano pode ser causada por uma lesão traumática na cabeça, uma complicação de uma cirurgia ou defeito congênito. E é de grande importância que esta condição seja tratada o mais rápido possível.

Isso porque há um risco aumentado de desenvolver meningite bacteriana - que é uma infecção com risco de vida ao redor do cérebro.

  Por isso, se você tiver um nariz escorrendo sem outros sintomas de alergia, ou um corrimento nasal que não melhora com o tempo ou com medicamentos antialérgicos, busque ajuda médica especializada.

Já tinha ouvido falar desta condição? Deixe aqui suas dúvidas.